Eventos

Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde

20

Jun

Autor:

 SITT

Artigo

No dia 4 de Dezembro de 2015 foi inscrita no 1º Grupo/1ª Secção/Número Nacional:608770 do registo nacional de associações do Ministério do Interior do Reino de Espanha, a sociedade denominada – Hiberia Societas Telemedicinae et Telesanitas – Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT) com domicilio na Carretera del Hospital S/N. Hospital Virgen de la Pouveda, CP 28630. Villa del Prado (Madrid), fundada em 27.02.2015 através de acta fundacional e com aprovação dos correspondentes estatutos.

1) Porquê o nome? Na Ibéria, território que abrange os Estados República de Portugal e Reino de Espanha, mas que também abarca várias nações, falam-se 5 línguas oficiais, a saber: Português, Basco, Catalão, Castelhano e Galego. Daí, termos optado pela designação na língua mater, o latím, para não sermos discriminatórios. A sociedade não tem ânimo de lucro e procura melhorar a vida e a saúde das comunidade ibéricas.

2) Propósitos da sociedade – Fomentar o desenvolvimento e a aplicação das novas ferramentas informáticas da comunicação, TIC’s na área da saúde, na área da investigação científica, na área da administração da saúde e em todas as áreas relacionadas com ciências da saúde e biomédicas procurando um desenvolvimento da educação médica e a prática da medicina em beneficio das populações que servem. Promover, organizar, auspiciar e participar em eventos e actividades relacionadas com telemedicina e telesaúde.

3) Como fazer.

Através de:

3.1) Estratégia digital

Pretende ter uma orientação com passos mensuráveis e avaliáveis, como por exemplo usar os meios digitais para concretizar a visão e os objectivos da organização, atendendo às inovações tecnológicas, às novas exigências sociais que levam à sua mudança.

A web da SITT (em organização) sobre a responsabilidade directa da nossa Directora Digital Dr. Àngels Salvador vê a web como:

– Uma ferramente de apresentação completa, com relação dinâmica entre todos os intervenientes, através de uma rede, mantendo a comunicação entre eles. Quer promover o conhecimento, sendo uma ferramenta de difusão das acções realizadas, gerindo a organização e sendo uma ferramenta potente de formação. (www.sitt-iberica.org e angels.salvador@sitt-iberica.org)

3.2) Estratégia de formação

Engloba o público reunido que agrupa a população escolar e academica em processo de formação com regras; o público disperso entendido como população geral para melhorar a sua capacitação para aceder à e-saúde e para utilização dos serviços de telemedicina; e para os profissionais de saúde e de medicina, com programas de formação que os capacitem aumentando os conhecimentos a utilizar melhor a ferramenta telemedicina.

A sua concretização prática será levada a cabo através da formalização de protocolos da SITT com universidades ibéricas e ibero-americanas de preferência.

3.3) Consultadoria

No âmbito dos seus estatutos a SITT oferece serviços deste tipo a qualquer país, nomeadamente emergente, no sentido de promover e apoiar a implementação de sistemas de saúde públicos e/ou privados que incorporem procedimentos de e-saúde.

3.4) Realização de eventos

A SITT intervém em promover, organizar, auspiciar e participar em eventos científicos. A SITT organiza a partir de 2016 o Fórum Telesalut@ da SITT cuja 1ª edição será em Lisboa nos dias 15, 16 e 17 de Junho de 2016 (o primeiro anúncio será publicitado em Março deste ano).

4) Como operacionalizar este plano?

Através da Junta Directiva eleita por quatro anos (2015, 2016, 2017 e 2018) e constituída por:

Presidente – Manuel Grandal (Madrid)

Vice-Presidnete – Luís Gonçalves (Lisboa)

Tesoureiro – Manuel Mendoza (Madrid)

Secretário – Carles Fabrega (Barcelona)

Pró-Secretário – Carlos Ribeiro (Porto)

Vogal com funções de Director Digital – Àngels Salvador (Barcelona)

Vogais – Claudio Pelaez (Olivenza); Miguel Castelo Branco (Covilhã), Olga Ferrer Roque (Tenerife); Fernando Gomes da Costa (Coimbra); José Lúis Monteagudo (Madrid); José Ricardo (Arronches); Marcial Garcia Rojo (Jerez de la Frontera); Juan Coll (barbastro); Pedro de las Heras (Madrid); Alejandro Pazos Sierra (Corunha); Carlos Royo (Madrid); Manuel Carnivero (Madrid).

 

Junta-se logotipo da sociedade.

NOTÍCIAS SIMILARES

17

Fev

II Forum Telesalut@

Forum, funchal, Telemedicina, telesaúde

Contactos

Hospital de la Poveda
Ctra. del Hospital, Km. 5
28630 Villa del Prado, Madrid

info@sitt-iberica.org

Para mais informações sobre o SITT pode enviar-nos um email com os seus dados e questões.